Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

Posição de dormir. Qual a melhor?

Posição de dormir. Qual a melhor?

Dores nas costas enquanto dorme – quebrando o ciclo vicioso

Se você é como a maioria das pessoas com dor no pescoço ou dor nas costas, um dos maiores problemas com os quais você tem que lidar é ir dormir e ficar ou piorar a dor. Muitas das vezes a dor é implacável sendo responsável por uma noite sem dormir, mas você sabia que muita das vezes, a maneira como você se posiciona pode contribuir e pode piorar as coisas. E é claro, a falta de sono provavelmente aumentará sua dor. Tornado um ciclo vicioso.

Aqui estão algumas dicas e ensinamentos sobre como apoiar seu corpo e como manter a pressão fora da coluna quando você dorme, podendo assim quebrar esse ciclo vicioso da dor noturna posicional.

Tire proveito dos travesseiros. Saiba como usá-los:

A chave para estabelecer boas posições na hora de dormir é o uso de travesseiros. Posicionar certas áreas do seu corpo com travesseiros pode melhorar suas chances de dormir uma noite inteira. Isso acontece, porque o travesseiro pode dar suporte, o que, por sua vez, pode ajudá-lo a relaxar, torná-lo mais confortável e ajudá-lo a evitar a tensão muscular ou articular para áreas vulneráveis/dolorosas.

Se você tem dor nas costas ou no pescoço, o ideal é utilizar o travesseiro como forma de reduzir a tensão ao redor das articulações vertebrais.

O travesseiro pode ser especialmente importante nas curvas da sua coluna vertebral ou ao redor delas, pois estas áreas não recebem muito apoio da cama. Suas curvas lombares (regiões de costas baixas) e cervical (área do pescoço) são as que você pode fazer. Mais uma vez, não se esqueça, a experimentação é a chave para o acerto!

Estratégias de almofadas/travesseiros para quem dorme de lado

Se você gosta de dormir de lado, você pode considerar a seguinte estratégia de travesseiros:

Coloque o preenchimento entre os joelhos para aumentar sua perna superior um pouco. Este pequeno levantamento da perna superior pode manter o seu quadril e joelho em um bom alinhamento, o que pode, por sua vez, ajudar a relaxar os músculos do quadril e evitá-los de se esforçar. Melhorar o alinhamento do quadril e joelho também pode ajudar a evitar a tensão ou irritação na articulação do quadril – uma estratégia para mantê-lo durante a noite.

Juntamente com isso, você pode usar um travesseiro para preencher o espaço entre a cama e sua cintura. A mesma ideia se aplica à curva do pescoço (coluna cervical). Considere posicionar o seu travesseiro (regular), de modo que parte dele esteja debaixo do pescoço e, assim, preencha o espaço entre o pescoço e a cama, proporcionando mais suporte para a curva do pescoço.

Estratégias de travesseiros para que dorme de barriga para cima

Dormir na posição supina, isto é de barriga para cima é, em geral, uma posição recomendada! Juntamente com outros benefícios positivos para a saúde, ele permite que você estabeleça um bom alinhamento do corpo, o que pode ajudar a diminuir a tensão articular e aliviar qualquer dor associada à tensão muscular.

Mas nesta posição - como para quem dorme de lado, um pouco de suporte acolchoado pode ser utilizado para ajudá-lo a dormir uma noite sem incomodo / dor. Neste caso, são os travesseiros dos joelhos.

Para muitas pessoas, deitado de costas com os joelhos totalmente estendidos (reto), cria uma tensão nas costas. Esta posição puxa a pelve para fora do seu alinhamento normal, e leva a uma posição arqueada da parte inferior das costas. Dormir a noite toda com as costas estendidas pode pressionar os músculos lombares posteriores e causar dor.

Então, se você apoiar a parte de trás dos joelhos colocando um travesseiro debaixo deles, suas pernas provavelmente descansarão em uma posição ligeiramente flexionada, sendo uma posição fisiológica, o que, por sua vez, levará a pelve a uma posição mais neutra. Esta é outra (excelente) maneira de aliviar a tensão articular e a dor lombar (costas durante a noite) durante a noite.

Por sinal, se você dormir de barriga para cima, você pode, além de um travesseiro sob seus joelhos, colocar um suporte estofado debaixo dos tornozelos. Sendo uma questão de conforto! Você pode notar que o suporte dos seus tornozelos aumenta em muito seu conforto

Estratégias para quem dorme de bruços

Dormir em de bruços (decúbito ventral), sabe-se que é uma posição propensa e tendenciosa a ser problemática para muitas pessoas. Essa posição gera estresse nos músculos das costas acentuando sua curva de lombar baixa - e não de forma harmoniosa com boa postura. Em vez disso, essa posição é muito extensora, o que pode levar a uma tensão desnecessária nos músculos proximais.

Quem dorme de bruços exige-se que gire a cabeça para um lado ou para o outro. Isso pode causar dor no pescoço ou causar espasmos nos músculos da parte superior das costas (entre as escápulas).

Então, o melhor conselho é evitar dormir completamente de bruços. Se isso não for possível, você pode considerar colocar um travesseiro plano sob seu abdômen para ajudar a alongar sua curva lombar baixa (e relaxar os respectivos músculos).

Você também pode também usar um travesseiro para a cabeça, para permitir que sua cabeça descanse e apresente um alinhamento durante a noite.

Voltar para Blog