top of page

Cuidados com a coluna do trabalhador

Atualizado: 29 de abr. de 2022


Hoje, 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador. Para homenagear a data e lembrar que algumas profissões podem trazer riscos maiores para a coluna, trazemos esse texto com informações importantes para o trabalhador e dicas de como evitar dores nas costas que podem, inclusive, afastá-lo de suas funções.


Um dos problemas que mais atinge o trabalhador é a lombalgia (dor localizada nas costas acima do quadril), e que pode surgir por carregar muito peso e por fatores de risco como má postura, sedentarismo, sobrepeso e predisposição genética.


Alguns profissionais estão mais propensos a adquirir dores na coluna por ficar numa mesma posição muito tempo. Também é comum a dor surgir devido a uma postura inadequada ou por movimentos repetitivos. Citamos algumas profissões que podem sofrer mais com problemas na coluna:

- Dentistas / Cirurgiões / Manicures / Operadores de Máquina


Esses profissionais costumam executar grande parte de suas tarefas com a coluna cervical inclinada para frente, o que sobrecarrega os discos vertebrais. Assim, esses trabalhadores podem até desenvolver hérnias, deslocamento de discos e lesões degenerativas precoces. Alguns sintomas da postura errada são formigamentos e dores agudas, que podem afetar outros membros superiores, ombros e joelhos.

- Secretárias / Jornalistas / Programadores / Recepcionistas / Advogados


Esses profissionais costumam passar muitas horas sentado na mesma posição, o que pode acarretar grandes problemas. Entre eles, estão: dores lombares e cervicais, tendinite, epicondilite e síndrome do túnel do carpo. A postura errada também é um fator de risco para esses trabalhadores.

- Motoristas de ônibus, caminhão e táxi


Motoristas também são profissionais que passam muito tempo na mesma posição e com uma postura que favorece a dor ciática, pois pressiona a região glútea. Geralmente a dor começa na região lombar, passa pelas nádegas e vai até o pé. Para evitar essa dor, recomendam-se períodos regulares de descanso (mínimo de repouso a cada 2 horas).

E para que esses profissionais e tantos outros evitem as dores relacionadas à coluna, algumas dicas devem ser seguidas:

  • Mantenha uma alimentação saudável e procure ficar no seu peso ideal

  • Pratique exercícios físicos para prevenir as dores e fortalecer seu corpo

  • Procure manter a coluna ereta

  • Observe sempre sua postura

  • Pausar de 2 em 2 horas

  • Realizar alongamento no descanso

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page