Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

Recuperação após cirurgia de coluna

Recuperação após cirurgia de coluna

Quem vai passar por uma cirurgia de coluna seja pela técnica tradicional ou pela técnica minimamente invasiva deve procurar seguir algumas dicas e cuidados simples após o procedimento para tornar esse momento mais tranquilo.

Uma dica valiosa para um bom pós-operatório é preparar sua casa para esse momento. Deixe itens que você utiliza com frequência, próximo a você; controle remoto, telefone e carregador, são bons exemplos de objetos que devem estar à mão. Além disso, deixe copos, pratos e outros itens de uso constante na cozinha em local de fácil acesso, para que você não precise se abaixar ou se esticar desnecessariamente.

Lembre-se que no período pós-operatório você deve fazer o mínimo de esforço, por isso, se puder, já deixe comidas prontas ou utilize alimentos de fácil preparo – sempre prezando por uma alimentação saudável.

Quanto a melhor posição para dormir após a cirurgia, na verdade, não existe posição correta para dormir, pois depende de qual foi a cirurgia de coluna realizada no paciente e qual a parte. Mas existem algumas dicas/posições bem interessantes onde conseguimos dormir confortavelmente, já que uma noite de sono contínuo e ininterrupto ajuda o corpo a se curar mais rapidamente.

Minimizar a tensão muscular na coluna lombar baixa ajuda através de um melhor posicionamento do corpo, o que pode melhorar o descanso. Em geral, é normal, após a cirurgia na coluna, permitir o paciente dormir em qualquer posição que seja mais confortável. Alguns preferem: dormir de um lado ou de outro com um travesseiro entre os joelhos e / ou atrás deles para apoiar as costas. Para retirar o estresse sobre a região lombar, o paciente pode deitar de bruços na cama, elevar a parte superior das costas / ombro / cabeça - isso é fácil de fazer com uma cama ajustável, mas também pode ser facilmente alcançado em um colchão regular usando travesseiros de apoio (atrás das costas na região torácica) e colocar um travesseiro ou cobertor enrolado sob a parte de trás dos joelhos, de modo que os quadris e os joelhos fiquem levemente flexionados.

E não hesite em pedir ajuda a um familiar ou amigo caso sinta necessidade.

Voltar para Blog