Principais lesões em jogadores de futebol

Atualizado: 26 de jul. de 2022

A Copa do Mundo na Rússia começou, o Brasil joga na próxima semana e o país já vibra futebol. O esporte que é a paixão nacional pode causar alguns danos e dores na coluna, vamos falar sobre alguns dos mais comuns.

Lesões em tecidos moles, as entorses e distensões, são muito comuns. Os sintomas geralmente são dores que pioram a flexão, torção e carga axial. Alguns pacientes também relatam dor que irradia para os quadris. O tratamento pode ser medicamentoso, com fisioterapia, acupuntura e repouso. O fortalecimento da musculatura é essencial para a boa reabilitação do atleta.

A hérnia de disco também é uma patologia que costuma acometer atletas. Os sintomas, que muitas vezes surgem durante o treinamento com pesos, podem aparecer como uma dor nas costas e espasmos, mas com pouca ou nenhuma irradiação para os membros. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo das condições do paciente.

Caso ele seja um atleta de elite, como um grande jogador de futebol, e a hérnia cause muitas dores, a cirurgia pode ser considerada para que ele retorne ao seu desempenho normal em um espaço de tempo mais curto - sempre levando em consideração a segurança do paciente. Após a cirurgia, a fisioterapia tem papel fundamental para a volta do jogador aos campos. O tempo de reabilitação deve ser cumprido para minimizar as chances de novas lesões.

Outras lesões que ocorrem com certa frequência em jogadores de futebol são espondilólise e espondilolistese, pois essas lesões da coluna lombar geralmente atingem atletas jovens que praticam esportes que exigem hiperextensão repetitiva e carga axial. O sintoma principal é dor lombar que piora por extensão. O tratamento busca o alívio da dor e a prevenção da progressão e instabilidade; ele pode ser não cirúrgico em caso de escorregamento de baixo grau, ou cirúrgico quando o escorregamento é de alto grau ou há sintomas refratários ao tratamento conservador.

Em todos os casos, o acompanhamento de um médico, como o Dr. Felipe Figueiredo, é necessário para atingir os melhores resultados.