Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650

Mudança de hábitos diários pode prevenir problemas de coluna

Mudança de hábitos diários pode prevenir problemas de coluna

Cerca de 80% da população mundial sofre com dor nas costas segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo considera o campeão em causas incapacitantes no mundo e a terceira maior causa de aposentadoria precoce. Portanto, cuidar da coluna é fundamental para evitar doenças futuras.

A prevenção é a palavra-chave quando falamos da saúde dessa região do corpo. Segue algumas dicas que ajudam a minimizar a chance de evoluir com dores de coluna:

  • Preste muita atenção na sua postura. Muitas vezes ficamos curvados durante longos períodos ou nos sentamos de maneira inadequada por muito tempo e só nos damos conta quando passamos a sentir dores recorrentes. Faça uma avaliação nesse momento: sua coluna está ereta? Se não está, ajeite-se. Busque fazer essa avaliação durante todo o seu dia.
  • Ao caminhar, também devemos nos atentar para a postura. Evite caminhar curvado e arrastando os pés. Manter o corpo ereto, com o olhar para o horizonte é a forma ideal de andar.
  • Um hábito que deve ser evitado ao máximo é o de carregar cargas muito pesadas, em especial acima de 10% do seu peso corporal. O excesso de peso pode traumatizar a coluna. Procure dividir o peso levado com alguém ou, se necessário, faça mais de uma viagem.
  • Observe o seu colchão de dormir. Um colchão fora da validade e inadequado para o peso do paciente ou apresentando buracos pode causar sérios danos na coluna e levar a compressão das estruturas como nervos, músculos e disco vertebral, provocando dor.

E lembre-se: visitar o médico ortopedista regularmente.

Voltar para Blog