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A psicologia da dor lombar

A psicologia da dor lombar

A dor lombar é a segunda causa mais comum de incapacidade nos EUA. Mais de 80% das pessoas experimentam um episódio dessa dor em algum momento de suas vidas. As razões mais comuns para dor lombar são lesões no disco, ciática, levantar objetos pesados ou alguma outra lesão não específica nas costas. No entanto, apesar de dor nas costas ser incrivelmente comum, nem todas as pessoas respondem da mesma forma a esta condição muitas vezes incapacitante. De fato, mesmo que duas pessoas tenham o mesmo nível de dor, suas respostas a essa dor podem ser muito diferentes.

Essas respostas divergentes se devem em parte às atitudes e perspectivas psicológicas das diferentes pessoas. Mesmo quando você tem dor lombar que está sendo tratada clinicamente, é de grande ajuda entender os fatores psicológicos que afetam sua dor - e seu cérebro. Também ajuda saber o que você pode fazer sobre isso.

Por que a dor nas costas crônica está ligada à "sua cabeça"

Quando seu movimento físico é limitado, isso pode causar sofrimento psicológico e o sofrimento psicológico pode, em retorno, piorar a dor. Suas crenças pessoais de saúde e estratégias de enfrentamento podem influenciar tanto seu nível de sofrimento, quanto o curso da dor. Por exemplo, se você é propenso à ansiedade, espera o pior e tem um pensamento catastrófico, isso pode piorar ainda mais a dor. Isso porque essas vulnerabilidades psicológicas podem mudar seu cérebro e intensificar a dor.

Muitas vezes, se você tem essas atitudes psicológicas pré-existentes, também tem anormalidades na regulação da química do cérebro (particularmente dopamina), e as funções cerebrais usuais no controle emocional, ansiedade e atenção também são interrompidas. Como resultado, você não pode controlar sua aflição / fica ansioso / espera o pior / e não pode se concentrar em mais nada. A dor se torna consumidora.

Mas não são apenas atitudes pré-existentes que pioram as dores nas costas. A dor em si pode religar seu cérebro. Quando a dor ocorre pela primeira vez, ela afeta seus circuitos cerebrais de sensibilidade à dor. Mas quando a dor dura, a atividade cerebral relacionada se distancia dos circuitos de “dor” para os circuitos que processam as emoções. É por isso que as emoções, como a ansiedade, geralmente ocupam um lugar central na dor lombar crônica. E é por isso que o controle emocional se torna muito mais difícil.

O que você pode fazer para domar a dor nas costas crônica

Felizmente, algumas terapias psicológicas podem ser realmente úteis com dores nas costas. Eles ajudam a diminuir as vulnerabilidades psicológicas pré-existentes, mudam a forma como você percebe a dor e também aliviam os fatores psicológicos (como ansiedade e antecipação) que mantêm sua dor.

O tratamento com a maior evidência de apoio - para todas as síndromes de dor crônica, não apenas para dor nas costas - é a atenção plena. Um estudo recente demonstrou que uma técnica chamada redução do estresse baseado em atenção plena (mindfulness) (MBSR) pode ajudar a reduzir a dor nas costas e também melhorar o controle emocional, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral para o lobo frontal. Um curso completo de oito semanas nesta técnica pode até melhorar a ansiedade e os sintomas depressivos também. Praticar a atenção plena envolve ativar um caminho de relaxamento do cérebro, ignorando deliberadamente a “tagarelice” mental e concentrando-se em sua respiração. Quando você faz isso, um circuito "unfocus", chamado de rede de modo padrão, é ativado. No entanto, em alguns pacientes com dor crônica, esse circuito é interrompido. Nestes casos, o MBSR pode não funcionar.

Existem outras formas de tratamento psicológico que podem ser úteis também. A terapia comportamental cognitiva (TCC) pode ser especialmente útil. Você pode participar de sessões individuais ou em grupo, pessoalmente ou via computador. Mesmo um único episódio de dor nas costas pode se beneficiar de tratamentos psicológicos. A TCC também pode impedir que uma lesão aguda progrida para dor lombar crônica.

A hipnose pode ajudar a aliviar a dor também. A TCC e a hipnose têm evidências mais fracas para apoiar a sua eficácia na dor nas costas do que a MBSR, mas vale a pena tentar se a MBSR falhar.

Dependendo da causa, a dor lombar pode ser tratada com relaxamento muscular progressivo também. Esta é uma técnica em que você aprende a diminuir sua ansiedade, tornando-se mais consciente de como você pode tensionar e depois relaxar o corpo. E há também algumas evidências de que a combinação de medicação psiquiátrica com psicoterapias pode ser mais útil do que o tratamento isolado.

Mas não é simplesmente "mente sobre a matéria"

Portanto, embora esteja claro que a dor lombar pode estar "na sua cabeça", isso não significa que você precise banalizá-la. Nesta época, "mente sobre a matéria" faz pouco sentido. "Mente" inclui "matéria", especialmente quando você considera que a "matéria" física do cérebro desempenha um papel importante nas mudanças de mentalidade. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de mudanças no cérebro relacionadas à dor lombar. Nessa medida, mudar sua mentalidade e biologia cerebral pode ajudar seu cérebro - e diminuir sua dor.

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