Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

Trabalhar em casa está arruinando sua postura? Causando dor nas costas? Veja como atenuar esse problema.

Trabalhar em casa está arruinando sua postura? Causando dor nas costas? Veja como atenuar esse problema.


Cuidado! Sentar-se em cadeiras dobráveis, sofás, camas ou em mesas de café por meses a fio pode causar dor incapacitante.

Estudo Clássico de Nachemson, que demonstra a pressão exercida na coluna lombar em diferentes posições do cotidiano.Estudo Clássico de Nachemson, que demonstra a pressão exercida na coluna lombar em diferentes posições do cotidiano.

Quando o afastamento do trabalho começou, poucos estavam prontos. As pessoas saíam com suas coisas do trabalho e a maioria acreditava que seus escritórios seriam fechados por apenas algumas semanas. Agora, cenário de meses parece otimistas. Como resultado, muitas pessoas deixaram para trás equipamentos importantes de ergonomia no trabalho.

No dia 13 de março, uma grande porcentagem de trabalhadores ainda estava trabalhando. Agora, esse número caiu. Trens, ônibus e ruas estão mais desertos do que nunca e nos tornamos uma nação de pessoas que trabalham em casa.

Se você tiver sorte, você tem um escritório em casa – mas isso é uma minoria. Em vez de mesas e cadeiras de escritório, a maioria das pessoas precisa escolher entre sofás, camas, mesas de cozinha ou até o chão, e isso pode ter um impacto devastador em nossos corpos, mente e na nossa coluna.

Os grandes causadores de problemas são os laptops que estamos usando para trabalhar oito horas ou mais por dia. Quando você usa um laptop sem equipamento externo (como um teclado ou mouse) é muito mais provável que você sinta desconforto no pescoço e na parte superior das costas, dizem os trabalhos de ergonomia e Medicina do trabalho.

Tudo bem por alguns dias, mas não por semanas e meses, e não sabemos por quanto tempo essa situação vai durar. Os mais afetados serão os trabalhadores mais velhos e os que têm problemas pré-existentes nas costas e pescoço. Aconselho fortemente que as empresas, se possível, deixem seus funcionários levarem seus teclados para casa e olhem para o médio prazo, fornecendo-lhes uma mesa e uma cadeira ajustáveis.

O sofá é o pior lugar para trabalhar

Um sofá pode parecer o lugar mais confortável no começo, mas depois de um tempo isso muda, porque quando você se senta em um sofá, o que faz é encorajá-lo a cair. Quase todos os sofás incentivam você a se inclinar para dobrar seus ombros, colocar a cabeça para frente e isso vai colocar mais pressão no seu corpo.

Tenha acessórios externos

O equipamento mais importante para obter é um teclado e um mouse, seguidos por um monitor de computador e, em seguida, uma mesa e cadeira. Aqueles que não têm nada disso precisam se mudar continuamente. Se você não consegue o teclado e o mouse, o monitor ou a cadeira ergonômica, é importante misturar tudo:

Conecte sua TV como monitor por um tempo, se você tiver um cabo HDMI. Trabalhe no balcão da cozinha, de pé ou, se você tiver uma tábua de passar até a altura de pé, coloque-a contra a parede para impedir que ela se mexa e use um pouco. Se você estiver em uma cadeira de sala de jantar, coloque uma almofada apoiar o assento. Se isso significa que seus pés não tocam o chão, coloque outra almofada ou uma caixa para evitar esticar as pernas.

Faça pausas

Pegue ar fresco regularmente, olhe pela janela e caminhe ou suba e desça escadas, se você tiver, para ativar seus músculos e movê-los. A cada meia hora, você pode esticar os braços em direção ao céu e para os lados. E a cada hora, tente deitar-se no chão e com as pernas em um ângulo de 90 graus para alongar os músculos das costas.

Ajude seu corpo, quando estiver trabalhando de casa!

Voltar para Blog