Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

Postura correta no trabalho evita problemas na coluna

Postura correta no trabalho evita problemas na coluna

Dores nas costas afastam muitos trabalhadores dos seus postos. Para evitar dores e lesões, é importante manter uma boa postura ao executar suas tarefas, de acordo com as características inerentes de cada função.

Quem passa muito tempo em pé, deve pensar em praticar algum exercício físico para fortalecer a musculatura e ficar preparado para as atividades diárias. Outra dica é fazer alongamentos e usar uma cadeira ou banco alto em que você possa se encostar por alguns minutos e aliviar suas pernas e pés.

Já para quem fica muito tempo agachado, como jardineiros, por exemplo, é fundamental manter as costas retas e flexionar os joelhos. Se for possível, apoie uma das mãos no joelho ou utilize um pequeno banco para se sentar durante o trabalho.

Pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas em frente ao computador também podem desenvolver doenças ocupacionais, por isso, devem ter cuidados especiais com a postura. Utilize cadeiras com encosto adequado e mantenha seus pés no chão ou apoiados em um pequeno banco; isso alivia a pressão sobre as costas. A tela do computador deve ficar em uma boa altura – se necessário, coloque sobre algum apoio. Ao digitar, os pulsos devem ficar em posição reta e os cotovelos em ângulo maior que 90º. Se for possível, faça pequenas pausas de 5 minutos a cada hora.

Lembre-se que é interessante manter um estilo de vida saudável, alimentando-se bem e praticando exercícios físicos regularmente. E se sentir dores na coluna, procure o médico.

Voltar para Blog