Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

Seu smartphone lesiona sua coluna cervical?

Seu smartphone lesiona sua coluna cervical?

O uso regular do seu smartphone pode levar a problemas de pescoço (coluna cervical) que na sua maioria são evitáveis. Ângulos extremos agudos de flexão de cabeça quando enviamos as mensagens de texto podem levá-lo a dor.

Essa nova condição/patologia vem sendo chamada de: pescoço de texto, pescoço de smartphone, pescoço de iPhone e também, pescoço Android. Todos referem-se a problemas de postura na coluna cervical que são criados pelo uso prolongado de um telefone celular, tablet ou dispositivo eletrônico de mão similar.

Usando pequenos dispositivos eletrônicos geralmente significa que você gasta muito tempo com a cabeça inclinada para a frente.

O problema é que essa ação principal realmente ocorre no seu pescoço.

"As pessoas ficam tão concentradas nesses dispositivos que acabam segurando seu pescoço e parte superior das costas em posições anormais por um longo período de tempo; o suficiente para que outras pessoas inventassem a frase "pescoço de texto", que se refere essencialmente à dor postural", relatam recentes trabalhos científicos em fases de estudos.

Ao manter seu corpo em uma posição anormal, inclinado para frente, ele pode aumentar o estresse nos músculos, causar fadiga, espasmos musculares e até mesmo dores de cabeça de estresse.

Riscos do pescoço de Smartphone

Um estudo de Lee e colegas publicado na edição de outubro de 2014 da revista Ergonomia descobriu que a postura de flexão de cabeça repetitiva ou prolongada durante o uso do celular é um fator de risco para a dor na coluna cervical. O estudo analisou 18 participantes que realizaram 3 tarefas com um telefone inteligente: textos, navegação e exibição de um vídeo.

Os participantes fizeram essas atividades enquanto estavam sentados e também quando estavam de pé. Não só o estudo identificou a flexão da cabeça associada ao uso de telefones inteligentes pesados ​​como fator de risco para a dor no pescoço, mas também descobriu que das 3 atividades, o texto pode ser o maior fator contribuinte para a dor cervical relacionada ao uso do dispositivo.

O estudo relatou que as mensagens de texto são as mais frequentemente realizadas dessas funções. No estudo, mensagens de texto durante a sessão causaram o maior grau de flexão da cabeça.

Sintomas de pescoço de texto

Dor de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro e sintomas relacionados a compressão de raízes nervosas, como como dor que irradia, entorpecimento, formigamento e / ou queimação em um ou em ambos os braços (devido a uma compressão neurológica).

Um estudo de 2012, que envolveu 18 pessoas, conduzido na sede da Google em Mountainview, Califórnia, analisou quanta flexão de cabeça resultou da verificação de e-mails e navegação na web. Este estudo também mediu a flexão da cabeça quando as pessoas assistiram filmes em seu tablet enquanto estavam sentados à mesa.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que usavam o tablet sem mesa (ou seja, com o dispositivo em suas voltas) apresentavam extrema flexão de cabeça. A flexão da cabeça para os observadores de filmes nas mesas foi menor.

Como evitar ou prevenir a dor cervical causada pelos celulares

Talvez a melhor estratégia para atenuar os efeitos do uso do dispositivo em seu pescoço é aumentar seu ângulo de visão. Para isso, há algumas coisas para tentar. Você pode colocar o tablet em um suporte ou em uma mesa. Se você deve trabalhar com ele em seu colo, considere apoiá-lo com um travesseiro.

E se você acha que segurar o tablet com as mãos pode reduzir o ângulo de flexão da cabeça, cuidado. Este posicionamento provavelmente aumentará os músculos nos antebraços, o que pode causar um desconforto ou uma dor completamente diferentes.

Realizar exercícios regulares, estar fisicamente apto e fazer pausas regulares em seu dispositivo são estratégias são excelentes. Você também pode considerar se inscrever em um programa de exercícios posturais e procurar seu médico especialista em coluna cervical, caso apresente os sintomas relatados.

Fontes:

Lee S1, Kang H, Shin G. Head Flexion Angle While Using a Smartphone. Ergonomics. 2014 Oct 17:1-7. [Epub ahead of print]

McVay, J. DPT, CSCS, MPT, BS., Are You Developing Smartphone Neck? Patient Handout. McVay Physical Therapy, Barrington, Rhode Island.

Muller, H., Gove, J., Webb, J., Understanding Tablet Use: A Multi-Method Exploration. Google, Inc. Mountain View, CA.

University of Nebraska Medical Center (UNMC). "Texting Becoming a Pain in the Neck." ScienceDaily. ScienceDaily, 26 February 2013.

Voltar para Blog