Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299

É possível se recuperar de uma lesão na coluna vertebral e praticar esportes – saiba como fazer

É possível se recuperar de uma lesão na coluna vertebral e praticar esportes – saiba como fazer

Apenas por sua natureza, todos os esportes pressionam a coluna e é sábio aprender a proteger suas costas, não importa o esporte ou o exercício que você escolher. É bom lembrar que os exercícios e os esportes podem melhorar nosso estado físico geral e podem ajudar a curar e fortalecer sua coluna vertebral.

Talvez você esteja pensando em voltar a entrar em um esporte que você ama depois da volta de uma cirurgia. Ou talvez você esteja cansado de sempre ter cuidado com a atividade física por causa de problemas anteriores e querer se sentir mais forte e mais livre. Os esportes e os exercícios não devem ser considerados seguros sem antes aprender a melhor maneira de proteger sua coluna antes, durante e depois do esporte. Como ajudá-lo a encontrar o nível certo de atividade para mantê-lo seguro e encontrar os esportes mais adequados às suas necessidades? Siga nossas orientações.

O que fazer primeiro?

Se você tem uma coluna enfraquecida/doente ou está se recuperando de uma lesão/trauma nas costas, obtenha a aprovação do seu médico antes de começar a fazer qualquer exercício. Nem todos os exercícios são seguros para suas costas e seu médico especialista em coluna/cirurgião em período de pós operatório, fornecerá um plano de recuperação abrangente. O principal objetivo deste plano de recuperação é fornecer o conhecimento e a compreensão de exercícios seguros que protejam e fortaleçam suas costas enquanto você esta se recuperando. Estes exercícios de condicionamento incluem:

  • Exercícios que suavemente aqueçam seus músculos
  • Exercícios de alongamento para fornecer maior flexibilidade
  • Fortalecimento, especialmente para os músculos do cinturão abdominal

Esses simples passos podem ser um desafio no início, mas se você quer estar preparado para esportes ou exercícios, eles devem ser considerados. Prossiga lentamente e gradualmente aumente os seus limites e a intensidade de sua rotina. Mais devagar no início é mais seguro, ganha-se força e condiciona-se o corpo à medida que você melhora para proteger suas costas e participar com segurança de esportes e exercícios novamente.

Esportes e exercícios que devem ser evitados:

Em geral, você deve evitar quaisquer esportes ou exercícios que coloquem suas costas em uma posição vulnerável, como uma curva para a frente. Os esportes que exigem que você pular ou torcer com força também devem estar em sua lista de proibidos. Exercícios aeróbicos de alto impacto comprimem a coluna vertebral e devem ser realizados cuidadosamente. Outros esportes a serem evitados incluem em um primeiro momento, enquanto ainda não se ganha condicionamento físico/muscular

Futebol
Tênis
Basquetebol
Luta
Ginástica
Todos que gerem uma torção e flexão da coluna vertebral

Uma especial atenção aos adeptos ao ciclismo, ele oferece condicionamento aeróbio, porém pouco ajuda a sua coluna, deve ser associado a um trabalho de força muscular. O ciclismo pode deixa-lo vulnerável a uma maior lesão nas costas, pois curvando-se para a frente em sua bicicleta enquanto você anda, acabe-se alongando e esticando demais demais os músculos posteriores da coluna vertebral e enfraquecendo-os. Caso andar de bicicleta é o seu esporte de eleição, certifique-se de exercícios de força para fortalecer as suas costas diariamente.

Esportes e exercícios seguros

Dependendo da sua interpretação da palavra "esportes" e sua necessidade de realizar certas atividades físicas, algumas atividade/esportes são mais seguros do que outros quando você está com uma coluna fragilizada. Mas, não importa o que você faça, mesmo os chamados "esportes seguros" exigem que você proteja ativamente sua coluna vertebral.

Um dos exercícios mais importantes que você pode fazer para fortalecer suas costas e prepará-lo para qualquer atividade física é começar o trabalho com fortalecimento muscular gradual com a ajuda de profissional capacitado para orientar na realização do exercício corretamente. Existe uma grande variedade de exercícios de fortalecimento do cinturão abdominal, pois deve-se ter esses grupamentos musculares fortalecidos para participar de forma segura em qualquer esporte.

Dicas de esportes para iniciar uma recuperação

Natação
Caminhada/Jogging
Tai Chi
Aeróbica de baixo impacto
Ioga
Treinamento de resistência funcional
Pilates

Com uma boa preparação, incluindo aquecimento, alongamento e seguindo o plano de recuperação da sua equipe médica, você pode se engajar em esportes e exercitar com segurança e proteger sua coluna vertebral. Boa sorte e bom treino! Na dúvida procure seu médico especialista em coluna vertebral.

Voltar para Blog