Apenas por sua natureza, todos os esportes pressionam a coluna e é sábio aprender a proteger suas costas, não importa o esporte ou o exercício que você escolher. É bom lembrar que os exercícios e os esportes podem melhorar nosso estado físico geral e podem ajudar a curar e fortalecer sua coluna vertebral.
Talvez você esteja pensando em voltar a entrar em um esporte que você ama depois da volta de uma cirurgia. Ou talvez você esteja cansado de sempre ter cuidado com a atividade física por causa de problemas anteriores e querer se sentir mais forte e mais livre. Os esportes e os exercícios não devem ser considerados seguros sem antes aprender a melhor maneira de proteger sua coluna antes, durante e depois do esporte. Como ajudá-lo a encontrar o nível certo de atividade para mantê-lo seguro e encontrar os esportes mais adequados às suas necessidades? Siga nossas orientações.
O que fazer primeiro?
Se você tem uma coluna enfraquecida/doente ou está se recuperando de uma lesão/trauma nas costas, obtenha a aprovação do seu médico antes de começar a fazer qualquer exercício. Nem todos os exercícios são seguros para suas costas e seu médico especialista em coluna/cirurgião em período de pós operatório, fornecerá um plano de recuperação abrangente. O principal objetivo deste plano de recuperação é fornecer o conhecimento e a compreensão de exercícios seguros que protejam e fortaleçam suas costas enquanto você esta se recuperando. Estes exercícios de condicionamento incluem:
Esses simples passos podem ser um desafio no início, mas se você quer estar preparado para esportes ou exercícios, eles devem ser considerados. Prossiga lentamente e gradualmente aumente os seus limites e a intensidade de sua rotina. Mais devagar no início é mais seguro, ganha-se força e condiciona-se o corpo à medida que você melhora para proteger suas costas e participar com segurança de esportes e exercícios novamente.
Esportes e exercícios que devem ser evitados:
Em geral, você deve evitar quaisquer esportes ou exercícios que coloquem suas costas em uma posição vulnerável, como uma curva para a frente. Os esportes que exigem que você pular ou torcer com força também devem estar em sua lista de proibidos. Exercícios aeróbicos de alto impacto comprimem a coluna vertebral e devem ser realizados cuidadosamente. Outros esportes a serem evitados incluem em um primeiro momento, enquanto ainda não se ganha condicionamento físico/muscular
Futebol
Tênis
Basquetebol
Luta
Ginástica
Todos que gerem uma torção e flexão da coluna vertebral
Uma especial atenção aos adeptos ao ciclismo, ele oferece condicionamento aeróbio, porém pouco ajuda a sua coluna, deve ser associado a um trabalho de força muscular. O ciclismo pode deixa-lo vulnerável a uma maior lesão nas costas, pois curvando-se para a frente em sua bicicleta enquanto você anda, acabe-se alongando e esticando demais demais os músculos posteriores da coluna vertebral e enfraquecendo-os. Caso andar de bicicleta é o seu esporte de eleição, certifique-se de exercícios de força para fortalecer as suas costas diariamente.
Esportes e exercícios seguros
Dependendo da sua interpretação da palavra "esportes" e sua necessidade de realizar certas atividades físicas, algumas atividade/esportes são mais seguros do que outros quando você está com uma coluna fragilizada. Mas, não importa o que você faça, mesmo os chamados "esportes seguros" exigem que você proteja ativamente sua coluna vertebral.
Um dos exercícios mais importantes que você pode fazer para fortalecer suas costas e prepará-lo para qualquer atividade física é começar o trabalho com fortalecimento muscular gradual com a ajuda de profissional capacitado para orientar na realização do exercício corretamente. Existe uma grande variedade de exercícios de fortalecimento do cinturão abdominal, pois deve-se ter esses grupamentos musculares fortalecidos para participar de forma segura em qualquer esporte.
Dicas de esportes para iniciar uma recuperação
Natação
Caminhada/Jogging
Tai Chi
Aeróbica de baixo impacto
Ioga
Treinamento de resistência funcional
Pilates
Com uma boa preparação, incluindo aquecimento, alongamento e seguindo o plano de recuperação da sua equipe médica, você pode se engajar em esportes e exercitar com segurança e proteger sua coluna vertebral. Boa sorte e bom treino! Na dúvida procure seu médico especialista em coluna vertebral.