DESCOMPRESSÃO NEUROLÓGICA - MINIMAMENTE INVASIVA
HOME | TRATAMENTOS | DESCOMPRESSÃO NEUROLÓGICA - MINIMAMENTE INVASIVA
Descompressão Neurológica - Minimamente Invasiva
Tradicionalmente, a estenose lombar tem sido tratada utilizando-se a descompressão através de laminectomia aberta, com bons resultados cirúrgicos. No entanto, a remoção cirúrgica do processo espinhoso, lâmina e banda de tensão posterior (complexo músculo-ligamentar posterior), podendo ou não ser removidas as facetas articulares, gera instabilidade pós-operatória levando a subsequente necessidade de fusão do nível (artrodese).
Os avanços tecnológicos permitiram a criação de uma técnica minimamente invasiva como alternativa às técnicas abertas. Estudos recentes mostram resultados clínicos similares no pós-operatório quando comparados o minimamente invasivo ao aberto.
Diferentemente da técnica tradicional, através de dilatadores tubulares, é possível alcançar o local afetado com menor rompimento das estruturas anatômicas normais circundantes, incluindo músculos paravertebrais e ligamentos, com diversas vantagens:
-
mínimo sangramento
-
menor tempo intraoperatório
-
menor necessidade de remédios para a dor no pós-operatório
-
índice inferior de infecções hospitalares
-
volta mais rápida às atividades normais de trabalho e lazer
Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.