Os osteófitos são pequenas expansões ósseas que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral, que em exames de raios-X se assemelham ao formato de um bico (daí o nome bico de papagaio). Os osteófitos surgem como uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga de uma articulação.
Na verdade, os “bicos de papagaio” são uma forma de proteção do nosso organismo na tentativa de estabilizar a coluna vertebral. Com o desgaste das articulações da coluna, acabam ocorrendo “folgas” na coluna. Essa instabilidade faz com que o nosso corpo forme osso na tentativa de segurar a coluna na sua anatomia correta, em uma tentativa de criar estabilidade.
Sendo assim, o bico de papagaio não é o grande causador das dores na coluna, mas sim, a instabilidade e os movimentos anormais, que sobrecarregam a coluna vertebral provocando dor.
Eles podem aparecer em diversas regiões do corpo como pescoço, região torácica e lombar, porém qualquer articulação do corpo pode ser afetada. O bico de papagaio pode ser causado por influência da espondilose (envelhecimento da coluna), artrose (desgaste da cartilagem), sobrecarga articular, sedentarismo, esforços repetitivos, traumas, entre outros fatores.
Possíveis causas do bico de papagaio:
Como prevenir:
TRATAMENTO
O tratamento consiste em atuar na doença que originou os osteófitos, geralmente a osteoartrose.