Mielopatia Cervical

A mielopatia cervical é a lesão da medula espinhal, devido a compressão da medula espinal na altura do pescoço, em consequência da “espondilose” ou artrose cervical intervertebral que diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral. Ela pode se manifestar com fraqueza, espasticidade, perda de equilíbrio e incontinência urinária.

CAUSAS

O processo ocorre devido a hipertrofia de ligamento, facetas articulares e protusões de disco que levem a redução do espaço que a medula ocupa no canal vertebral.

SINTOMAS E SINAIS

O processo geralmente é evolutivo inciando com quadro de alterações sensitivas como amortecimento em membros superiores e evoluindo com dificuldade de realizar movimentos finos das mãos como "abotoar uma camisa". Com as alterações motoras ocorre uma diminuição de força geralmente evolutiva. Os reflexos estão aumentados, chamado de hiper-reflexia, e há espasticidade, sensação que o paciente tem de estar mais rígido o que é o responsável na maioria dos casos pela dificuldade de deambulação.

DIAGNÓSTICO

Radiografia – importante para observarmos a curvatura da coluna cervical e o processo espondilótico
Ressonância magnética – avalia a estrutura da coluna em relação aos tecidos moles e também o grau de sofrimento medular
Tomografia – avalia a calcificação do disco, ligamentos, presença de osteófitos e avalia a hipertrofia das facetas articulares
Exames neurofisiológicos – avalia o comprometimento da medula e raízes nervosas e é importante no diagnóstico diferencial

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Tumores
Doenças desmielinizantes
Doenças neuro degenerativas
Patologias da transição occipito-cervical
Infecções

Conservador – Principalmente se os sintomas não estão evoluindo.

Cirurgia – Quando os sintomas estão evoluindo apesar do tratamento conservador, tendo diversos autores que ao compararem o tratamento cirúrgico com o conservador mostraram um melhor resultado nos pacientes que realizaram cirurgia. A cirurgia é realizada através de descompressões por via anterior ou posterior dependendo de cada caso.