Botafogo - (21) 3518-8830 / (21) 3518-8836
Méier - (21) 2501-3958 / (21) 2501-1299
Tijuca - (21) 2568-2599 / (21) 2568-7650

Cervicalgia simples (torcicolo)

Causas de dores no pescoço:

As dores no pescoço OU A CHAMADA CERVICALGIA OU TORCICOLO, podem ser causadas por diversos fatores. Uma postura incorreta, um posição inadequada na hora de dormir, um torcicolo e até mesmo bruxismo podem resultar em dores no pescoço. Hoje falaremos sobre algumas doenças que estão relacionadas com essa dor.

Por que meu pescoço está doendo?

A dor no pescoço é uma epidemia moderna, devido em parte ao surgimento da tecnologia, e a maioria das pessoas experimentará isso em algum momento de sua vida.

Outras causas de desconforto no pescoço incluem lesão, um problema mecânico ou muscular, um nervo preso ou artrite. Se a dor é "aguda" - súbita e intensa - pode estar relacionada a um torcicolo (torcicolo), síndrome facetária ou reumatismo muscular.

O que causa dor no pescoço?

Muitas coisas podem desencadear dores no pescoço. Esses incluem:

  • Trauma ou lesão.
  • Preocupação e estresse.
  • Dormindo ou sentado em uma posição desconfortável.
  • Uso prolongado da tecnologia, incluindo computadores, tablets e smartphones.
  • Slipped disc.
  • Ossos frágeis (osteoporose).
  • Curvatura natural deformada da coluna vertebral (escoliose).
  • Danos estruturais devido a tumores ou infecção.
  • Whiplash após um acidente de trânsito também pode resultar em dor no pescoço aguda ou crônica que leva vários meses para melhorar.

Como é a dor no pescoço?

Dor no pescoço é desconforto geral na região do pescoço e rigidez nos músculos do pescoço. A dor pode irradiar-se para o ombro ou entre as omoplatas. Também pode irradiar para o braço, para a mão ou para a cabeça, causando uma dor de cabeça unilateral ou bilateral.

Os músculos do pescoço tendem a ficar tensos, doloridos e sensíveis ao toque. A dor aguda pode originar uma postura anormal do pescoço, na qual a cabeça é forçada a virar para um dos lados, conhecida como torcicolo.

A dor na base do crânio pode ser acompanhada por uma sensação de fraqueza nos ombros e braços e pode haver uma sensação espinhosa ou formigante nos braços e dedos.

A espondiloartrose ou artrose da coluna ocorre quando há desgaste da cartilagem das articulações da coluna. Ela pode surgir devido ao envelhecimento, traumas ou deformidades ósseas e pode causar dor no pescoço e dificuldade para movimentar as costas.

A hérnia de disco cervical ocorre quando parte do disco intervertebral se desloca. Isso geralmente causa dor no pescoço que pode se irradiar para ombros, braços e mão e gerar sensação de formigamento e dormência (PARESTESIA). Também pode haver dificuldade para movimentar o pescoço.

Em qualquer um desses casos, a primeira medida é se consultar com o médico. Se você sente dores constantes no pescoço, procure o especialista em coluna vertebral. Lembre-se que quando antes detectado o problema, mais ágil é o tratamento.

Voltar para Patologias