Cocciodinea – Dor no cóccix

O final da coluna vertebral é formado por cinco vértebras sacrais fundidas que formam o sacro e três ou quatro vértebras coccigenas fundidas que formam o cóccix. No cóccix, se inserem os músculos glúteos máximo e coccígeno e o ligamento anucoccigeo.

A cocciodinea é a dor na região do cóccix. Esta dor tipicamente piora ao sentar ou levantar, estando na posição sentada. A cocciodinea é cinco vezes mais comum em mulheres que em homens e, em geral, ocorre em uma ampla faixa etária, com média de 40 anos de idade. Obesos também tem uma chance maior de desenvolver dor na região, devido a mudanças de rotação da pelve que ocorre em virtude da obesidade.

A cocciodinea pode ter várias causas, entre as mais comuns estão traumas ou contusões locais (queda sentado) e, no caso das mulheres, um parto vaginal difícil pode ser a causa.

Na maior parte dos casos, existe uma subluxação do cóccix associada a uma hipermobilidade visível nos raios-X dinâmico (sentado e em pé) e dor no exame físico palpatório. Nos casos em que não há hipermobilidade ou fratura da região, o diagnóstico se torna duvidoso. Então, nestes casos, pode-se realizar um exame de ressonância magnética da região que pode detectar uma inflamação na região, semelhante a uma bursite. O diagnóstico diferencial inclui cistos pilonidais, degeneração de discos lombares, aracnoidite de nervos sacrais, e raramente tumores da região.

O tratamento deve iniciar com anti-inflamatórios, banhos de assento com água quente, proteção almofadada para sentar e fisioterapia com ultrassom e calor profundo. Caso não haja sucesso com este tratamento, podem-se realizar infiltrações repetidas com corticoide para alívio dos sintomas. O tratamento com infiltrações tem uma taxa de sucesso de aproximadamente 60%. Caso haja falha nos tratamentos anteriores pode-se recorrer como última alternativa a ressecção do cóccix – tratamento cirúrgico em que parte ou todo cóccix é retirada.