Sacroileíte - Artrose Articulação Sacroilíacas - Dor na Articulação Sacroilíaca

É uma inflamação das articulações sacroilíacas. Estas conectam a parte inferior da coluna com a pélvis. Nesta patologia, até mesmo pequenos movimentos da coluna podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosos.

O diagnóstico de sacroileíte pode ser complicado e muitas vezes confundido com outras causas de dor lombar como ciática, hérnia de disco, rupturas musculares e artrose facetária. Também é possível haver artrites da coluna de origem reumática que dificultam o diagnóstico. Pacientes com artrose da articulação sacroilíaca, podem apresentar também quadro de artrose em outras regiões da coluna como, por exemplo, a artrose facetária dos elementos posteriores da coluna.

foto 1

SINTOMAS

Dor na coluna lombar baixa mais lateralmente, que se irradia para as coxas e panturrilhas é uma queixa comum. A dor piora com movimentos como: sentar, levantar, se virar na cama, caminhadas e outros, pois o movimento dos quadris distende a articulação sacroilíaca.

Dor irradiada em direção à perna pode ocorrer frequentemente. A palpação direta da articulação pode produzir dor durante o exame físico, com manobras especificas para a avaliação da articulação. A sacroileíte pode ser causada por inúmeras alterações de mobilidade da articulação sacroilíaca como: traumatismos nessa articulação, alterações reumáticas, artrite degenerativa, processos infecciosos, processos inflamatórios, processos hereditários, zonas de impacto.

DIAGÓSTICO

O mais importante nesta patologia é o diagnóstico correto, que deve ser feito através do exame físico e de exames como raios-X, ressonância magnética, tomografia da articulação, cintilografia óssea, teste dinâmicos e exames de sangue para avaliar provas de função inflamatória. Nos exames, podemos encontrar áreas de artrose e desgaste da articulação e podemos graduá-la de 0 a 4 (classificação de lesão da articulação sacroilíaca).

Este quadro normalmente é tratado com medicação e fisioterapia direcionada para a articulação.Existem exercícios específicos para a articulação sacrilíaca onde poderemos ter um alívio na pressão desta articulação. A medicação é utilizada para alívio e controle das dores crônicas.

Se o tratamento clínico não está apresentando bom resultado podemos utilizar métodos não cirúrgicos como infiltrações e, até mesmo, pequenas cirurgias para estabilização da articulação doente.

OPÇÕES DE TRATAMENTO

Tratamento não cirúrgico

Medicação
Bloqueio de articulação sacroilíaca (infiltração)