Como médico cirurgião da coluna, compreendo a importância de estar constantemente atualizado com as mais recentes técnicas e avanços no campo da medicina. A busca pela excelência em meu campo de atuação é um compromisso em prol da saúde e bem-estar dos meus pacientes. Por isso, é com grande satisfação que compartilho minha recente participação no Simpósio "Cirurgia Posterior MIS: Quais os Limites?", realizado na sede da CLEMI - Fundación Centro Latinoamericano de Investigación y Entrenamiento en Cirugía de Mínima Invasión, em Bogotá, na Colômbia.
Este evento, que reuniu alguns dos mais renomados profissionais da área de cirurgia ortopédica e neurocirurgia da América Latina e do mundo, foi uma oportunidade única de trocar informações, explorar novas abordagens e aprimorar nossos conhecimentos. Os oradores do simpósio foram: Dr. Cesar Diaz, Dr. Juan Carlos Pérez e Dr. Jaime Becerra, neurocirurgiões da Colômbia, Dr. Achim Schupp, ortopedista da Alemanha e Dr. Adrián Zarate, neurocirurgião do Chile. Suas contribuições foram muito ricas e aprofundadas.
Durante o simpósio, foram abordadas as seguintes técnicas: a artrodese minimamente invasiva por via posterior e o tratamento de fraturas através da cifoplastia. Ambos procedimentos já estão disponíveis para aplicação em meus pacientes no Brasil.
É digno de nota que o simpósio se destacou pela excelência do seu conteúdo programático, a profundidade das discussões e a organização impecável. Estar ao lado de outros líderes na área, participando de eventos avançados como esse, é um diferencial que enriquece nossa prática médica, permitindo oferecer aos pacientes o que há de melhor, mais moderno e seguro.
Dr. Felipe Figueiredo
Cirurgião da Coluna, especialista em técnicas minimamente invasivas
Comments