O início do ano letivo marca o período em que professores voltam às suas rotinas em sala de aula. Muitas vezes a rotina desses profissionais é estressante e cansativa e esse trabalho que pode afetar muito a saúde física e mental da pessoa.
Em relação à coluna, alguns cuidados podem ser tomados para manter a saúde do professor. Ter uma boa postura é fundamental. Professores passam muitas horas em pé, por isso, recomenda-se que mantenham os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Prefira sapatos e roupas confortáveis que irão ajudar na circulação do sangue e não causarão problemas de mobilidade.
Também é comum que professores passem bastante tempo em frente ao computador. A postura ideal é ereta, com o quadril próximo ao encosto, antebraços apoiados e monitor na altura dos olhos. Se necessário, utilize almofadas no assento e algum apoio para os pés para ajustar à altura da cadeira.
Professores de educação infantil que precisam agachar repetidas vezes devem fazer esses agachamentos de forma correta: sem curvar a coluna, flexione a coluna e mantenha os pés afastados e voltados para frente.
É sempre válido realizar atividades físicas para manutenção da saúde como um todo e para manter o pique durante as aulas. Atividades simples como caminhadas já são de grande ajuda e evitam a obesidade, ajudam a prevenir doenças, além de melhorar seu humor.
E não se esqueça, ao sentir dores na coluna, procure o médico especialista, como o Dr. Felipe Figueiredo.
Comments