RUPTURA OU FISSURA ANULAR
HOME | PATOLOGIAS | RUPTURA OU FISSURA ANULAR
O que é
Ruptura ou fissura anular?
A fissura anular é um tipo de condição discogênica que afeta a coluna vertebral. Geralmente, ocorre quando as fibras que compõem o revestimento rígido e externo do disco intervertebral (chamado de anel fibroso) quebram ou se separam.
A fissura anular também é chamada de lágrima anular, embora existam diferenças entre os dois termos.
Fissura anular ou lágrima anular
Observe que, "lágrima anular" não é um termo padrão que os médicos usam para descrever ou diagnosticar esta condição. O motivo é que a palavra "lágrima" sugere que algum tipo de trauma leva à separação ou ruptura nas fibras.
Enquanto uma lágrima anular pode ocorrer devido a uma lesão única, é mais frequente que o desgaste em longo prazo seja o culpado. Na maioria das vezes, as lágrimas são resultado de mudanças degenerativas relacionadas à idade que ocorrem no disco e na coluna vertebral.
Esses tipos de mudanças podem levar a uma degeneração adicional em outras áreas da articulação vertebral. Isso significa que o desgaste como causa da fissura anular é, em grande medida, sobre o dia a dia e os hábitos de viver - a maneira como você se senta, fica, anda, sobe/desce escadas, etc. – atividades nas quais você não presta atenção e que você faz no piloto automático, por assim dizer.
Quando deixamos de prestar atenção ao modo como realizamos o movimento, hábitos menos do que ideais podem, ao longo do tempo, preparar o cenário para uma lágrima anular. Se corrigir seus hábitos para evitar uma lágrima anular parece difícil, tenho uma boa notícia para você: com um pouco de esforço, a má postura, mecânica do corpo e desequilíbrio muscular (geralmente, coisas que são sutis, mas hábitos de destruição da coluna vertebral em longo prazo) podem ser amplamente corrigidos.
Em outras palavras, trabalhar para uma postura mais equilibrada e alinhamento corporal pode ajudar a prevenir e/ou gerenciar seu risco de uma fissura ou lágrima anular.
As coisas que você pode tentar para ajudar incluem:
-
Aulas de ioga
-
Tai Chi
-
Pilates
-
Treinamento de força
Como ocorre a fissura ou ruptura anular?
O anel consiste em várias camadas concêntricas de fibras resistentes (o material de que são feitas é chamado fibrocartilagem) que circundam, contêm e protegem o núcleo líquido macio que está localizado dentro do disco.
O núcleo é um amortecedor, o que significa que é um analgésico também. Ele limpa o peso do corpo, pois afeta a junta quando se senta, fica ou se move. Também ajuda a manter a integridade da articulação intervertebral, apoiando o espaço entre as duas vértebras que a compõem.
As camadas do anel fibroso são orientadas obliquamente uma para a outra, ou seja, elas se cruzam entre si como um andaime de fornecimento. Isso torna a cobertura externa do disco muito forte. Também mantém o material do núcleo líquido contido permitindo que o disco faça seu trabalho de amortecimento das sacudidas e frascos que surgem quando você move a coluna vertebral.
Mas, quando ocorre uma ruptura anular ou uma fissura anular, as fibras se separam entre si ou são separadas do seu local de inserção no osso espinhal próximo. Uma lágrima também pode ser vista como quebra das fibras de uma ou mais camadas.
Sintomas
Os sintomas de uma lágrima anular ou fissura variam. Eles podem ser sinais semelhantes a uma hérnia de disco, que incluem:
-
Dor
-
Entorpecimento
-
Fraqueza e/ou sensações elétricas que correm para a perna ou braço
Tratamento
O tratamento conservador para uma lágrima ou fissura anular geralmente é o inicial para manter a dor e outros sintomas à distância. Tais tratamentos podem incluir medicação para dor e/ou fisioterapia. O tratamento de fisioterapia pode incluir exercícios, tração, entre outros.
Se essas medidas não conseguirem aliviar sua dor, seu médico pode sugerir um tratamento para dor minimamente invasivo como a Microdiscetomia Percutânea (Nucleotome) ou a cirurgia endoscópica, ou novas terapias coma a cirurgia a Laser, Microcirurgia ou uma cirurgia da coluna vertebral minimamente invasiva. Isso depende de cada caso.
Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.
Referência Bibliográfica:
1 - Fardon, D.F., Williams, A.L., Dohring, E.J., Murtagh, F.R., Rothman, Gabriel, S.L., Sze, G.K. Lumbar disc nomenclature: version 2.0: Recommendations of the combined task forces of the North American Spine Society, the American Society of Spine Radiology and the American Society of Neuroradiology. Spine J. 2014 Nov 1;14(11):2525-45. doi: 10.1016/j.spinee.2014.04.022. Epub 2014 Apr 24.
2 - Jones, Jeremy, Gallard, Frank, A., et. al. Annular fissure. Radiopaedia.org website.
3 - Kapandji, I.A. The Physiology of the Joints. Churchill Livingstone. 1974. New York.
4 -Lumbar Discogenic Pain. Physiopedia website. Accessed Dec 2015