Tratamento Medicamentoso

Vários tipos de medicações podem ser utilizados no tratamento dos problemas da coluna. A escolha depende do tipo de dor, intensidade dos sintomas, efeitos colaterais e limitações ou contraindicações para cada paciente.

Analgésicos – São remédios específicos para controlar a dor. Sua função não é curar o problema, mas apenas aliviar os sintomas dolorosos. Existem vários tipos, desde medicações de uso comum até remédios potentes, de uso restrito a ambiente hospitalar como, por exemplo, os opioides. A maioria dos tratamentos utiliza pelo menos um analgésico, associado a outras medicações.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – Tratam a dor e também a inflamação dos tecidos. Tem poder analgésico médio. Em doses adequadas costumam ser bem tolerados, mas o uso excessivo ou sem controle pode trazer vários problemas graves.
Corticoides – São medicações com grande poder anti-inflamatório, porém com mais contraindicações e efeitos colaterais, principalmente se utilizadas por períodos longos.

Relaxantes musculares – Reduzem as contraturas musculares, que costumam ser um dos fatores envolvidos na dor. A maioria das medicações é segura, mas pode causar alguma sedação.

Estabilizadores nervosos – São medicamentos bastante específicos, na maioria, desenvolvidos originalmente para o tratamento de convulsões e utilizados principalmente em dores originada por lesões nos nervos. Seu uso é restrito a poucos casos.

Antidepressivos – Alguns antidepressivos são utilizados no tratamento de dor crônica, tanto por seu efeito no humor como também por uma ação analgésica própria.